domingo, 3 de abril de 2011

História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem

Coordenada por Sonia M. Bibe Luyten, a série tem como proposta discutir este gênero, tendo em vista sua ampla difusão tanto no Brasil como na maioria dos países do mundo. Esta modalidade de comunicação – considerada a “nona arte” – tem colaborado para as atividades didáticas e constitui um poderoso meio auxiliar nos diversos segmentos da comunicação de massa, que também podem ser considerados sistemas educativos. Ao longo dos programas da série, serão abordados, entre outros, os seguintes temas: A linguagem dos quadrinhos; A produção dos quadrinhos; A utilização dos quadrinhos na escola como recurso auxiliar no aprendizado. PGM 1: Origens das histórias em quadrinhos; PGM 2: Quadrinhos além dos gibis; PGM 3: Quadrinhos na sala de aula; PGM 4: Outros olhares sobre História em quadrinhos e aprendizagem; PGM 5: História em quadrinhos e aprendizagem em debate.

De 04 a 08 de abril - TV Brasil - Programa Salto para o futuro - às 19h00

4 comentários:

Anônimo disse...

Li a matéria e achei bem interessante. Têm tudo para dar certo.
Mudando de assunto, eu vi no site da Folha de S. Paulo uma notícia que, por certo, irá agradar aos fãs de quadrinhos e animações (em especial os otakus/fãs de mangás e animes). Lembra-se do Ziraldo, aquele escritor que atraiu para si o ódio de todos os otakus brasileiros por causa de certas coisas que ele disse contra os animes, anos atrás? Pois é...agora ele se estrepou, se bem que por outro motivo. Não que eu deseje o mal para alguém, mas o que aconteceu com ele não deixa de ter um certo gostinho de vingança (pelo menos para os otakus do Brasil). Abaixo, o link para a matéria:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/898225-justica-condena-cartunista-ziraldo-por-contrato-irregular-no-pr.shtml
Depois de um mês de más notícias (e nem era agosto, imagine se fosse), pelo menos uma notícia dessas já serve de regojizo para os fãs de anime no Brasil.

Anônimo disse...

Há muitos anos atrás (mais de 10 anos, para ser mais preciso), um certo cartunista brasileiro, num certo programa televisivo, ousou mexer no vespeiro otaku ao fazer comentários negativos e preconceituosos contra os animes (na época, um dos alvos do dito cartunista era a série Rurouni Kenshin(Samurai X). Muitos fãs ficaram putos da vida e até rogaram praga contra o infeliz.
Passaram-se mais de 10 anos. O mundo deu muitas voltas e muitas coisas aconteceram.
Dias desses eu vi uma notícia no Folha de São Paulo que, para muitos otakus brasileiros que já eram fãs antes de 1999, têm um sabor de desforra (ou vingança, dependendo de como ela é interpretada): Ziraldo, o famigerado escritor que naquela época falou mal dos animes e dos fãs do gênero, foi desmascarado pela Justiça brasileira, que o condenou a pagar alta multa, além de perder seus direitos políticos, entre outras coisas. Ao que parece, ele e o irmão dele tentaram dar uma de espertos no governo do Paraná, mas se deram mal. Vejam mais na matéria abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/898225-justica-condena-cartunista-ziraldo-por-contrato-irregular-no-pr.shtml
Que ele era antipático com os otakus, já se sabia, mas que ele é corrupto, isso é uma surpresa (agradável, no caso, já que ele foi pego pela Justiça). Muitos otakus que se tornaram inimigos dele desde o final dos anos 1990, com certeza se sentirão vingados depois disso (se bem que isso devia ter acontecido naquela época,logo depois daquelas declarações hostis do escritor contra os animes e os seus fãs, sem dúvida o sabor da vingança teria sido maior). Mas, como dizem por aí: “aqui se faz, aqui se paga” e “a Justiça tarda, mas não falha(se bem que no Brasil, além de demorar muito, ela costuma falhar além do razoável). Agora, para completar a vingança, bem que poderiam mandar o cretino para a cadeia, para ele ver o sol nascer quadrado.
Praga lançada por otaku realmente funciona, como ficou comprovado neste caso.

Anônimo disse...

Quem está insatisfeito com a forma como o governo faz a classificação indicativa dos programas da TV (aberta e paga), videogames, etc., e acha que os animes deveriam ter uma classificação mais adequada, então eis a oportunidade. Leiam o texto abaixo:
http://www.papodebudega.com/2011/04/ainda-da-tempo-debate-publico-da.html
Todos podem (e devem) participar.

Zé Wellington disse...

Vi a série de programas na TV Brasil. Muito legal! Completa e com ótimas referências. Parabéns!