curriculum vitae


Sonia Maria Bibe Luyten

Jornalista de formação pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
Na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo, em 1972, iniciou o primeiro curso regular de Histórias em Quadrinhos no Brasil e no mundo, disciplina que permanece até hoje como pioneiro neste setor. No Brasil foi professora de diversas Faculdades de Comunicação entre 1972 e 1984: (Cásper Líbero, FIAM, FAAP, Objetivo, Escola Superior de Propaganda e Marketing entre outras).

De 1984 a 1999 esteve no exterior como professora convidada das Universidades de Estudos Estrangeiros de Osaka, Tóquio e Tsukuba no Japão (1984-1987), da Universidade Real de Utrecht (1993-1996), na Holanda e Universidade de Poitiers na França (1998-1999) onde realizou também sua pesquisa para o Pós-Doutoramento.

Na área administrativa foi Diretora do Programa de Intercâmbio Cultural: Estados Unidos-Holanda no campus avançado da Universidade Teikyo em cooperação com o Centro de Estudos Europeus (Holanda)

É autora dos livros “Comunicação e Aculturação”, “O que é Histórias em Quadrinhos” , “Histórias em Quadrinhos – leitura crítica”, “Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses”, "Cultura Pop Japonesa: mangá e animê" em 2005, capítulos em livros e centenas de artigos em jornais e em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, além de vários prefácios em livros sobre Histórias em Quadrinhos e mangá como é o caso da vida de Tezuka Ossamu, publicado pela Editora Conrad. É colaboradora do site www.universohq.com.br com coluna especializada “Quadrinhos pelo mundo” e “Banca de Teses”, com análise da produção acadêmica sobre Histórias em Quadrinhos.

Na área acadêmica foi Orientadora e Membro de Banca em Teses de Mestrado sobre Histórias em Quadrinhos e Mangá no Brasil e Holanda.

Na área jornalística foi colaboradora de vários periódicos no Brasil e tradutora de histórias em quadrinhos no Jornal da Tarde, O Estado de São Paulo e Revista Grilo onde tgraduziu algumas histórias e Robert Crumb para o Brasil.

No Brasil é pioneira nos estudos as histórias em quadrinhos japonesas, os mangás, na década de 1970, cujos resultados foram analisados em sua tese de doutoramento (1989).

Foi Editora da Revista Quadreca na Escola de Comunicações e Artes da USP 1994-1996 (especializada em histórias em quadrinhos, onde dedicou um número exclusivamente dedicado aos mangás na década de 1970 sendo este o primeiro estudo acadêmico sobre os quadrinhos japoneses da América Latina e do mundo, Editora-Chefe da revista Parati-Paratodos (Revista Cultural de Assuntos Luso-Brasileiros para Holanda e Bélgica , Antuérpia 1997-1998 e Editora - chefe de O Papagaio (Publicação bi-mensal de Assuntos Brasileiros para Holandeses), em Amsterdam

Fundadora da Associação dos Amigos do Mangá com início na ECA/USP na década de 1970 que mais tarde tornou a ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustração), a partir de 1984.

Organizou, a partir de 1972, uma das primeiras gibitecas e mangatecas do Brasil na Escola de Comunicações e Artes da USP, dentro do Museu de Imprensa Júlio de Mesquita Filho, existente até hoje
Recebeu vários prêmios na área acadêmica entre eles o Troféu Romano Calise em Lucca, na Itália, como melhor tese acadêmica na área de Histórias em Quadrinhos, Prêmio HQ MIX (1988, 1991 e 1999), Prêmio MangaCom (2000), Prêmio Angelo Agostini - categoria: Mestre dos Quadrinhos Brasileiro (2006). Prêmio Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação- em 2006 e Prêmio Honraria do governo japonês pela atuação na divulgação e pesquisa da Cultura Pop Japonesa, em 2008.

Foi Curadora de várias exposições no Brasil e no exterior: Bienal Internacional do Rio de Janeiro, Bienal de Histórias em Quadrinhos em Haarlem (Holanda), Poitiers (França), Festival Internacional de Amadora (Portugal).

Desde 1972 ministra palestras e conferências no Brasil e no exterior sobre Histórias em Quadrinhos e Mangá. Foi membro de Júri de Seleção e Premiação nos principais Salões de Humor e Quadrinhos no país e no Mapa Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Foi professora e Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos (2000- 2005) onde desenvolveu um Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre Histórias em Quadrinhos.

Coordenou  o programa: Histórias em quadrinhos - um recurso para aprendizagem, série para Salto para o futuro da TV Brasil com os seguintes tópicos:
 Programa 1 – Origem das Histórias em Quadrinhos
Programa 2 – Quadrinhos além dos gibis
Programa 3 – Quadrinhos na sala de aula
Programa 4 – Outros Olhares sobre História em Quadrinhos e Aprendizagem
Programa 5 – História em Quadrinhos em Debate onde aparece neste último programa em entrevista.

Foi Presidente do Troféu HQMIX - prêmio máximo na área do humor gráfico brasileiro e da América Latina. Atualmente é Presidente da FECO BRASIL - Federation of Cartoonists Organisations.

É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Mídia Visual - Grupo vinculado ao Programa Stricto Sensu em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero que studa imagens midiáticas: imagens fixas e em movimento, imagens impressas, videográficas, cinematográficas e digitais, vinculado do CNPq.


Sonia M. Bibe Luyten

PhD in Sciences of Communication – University of São Paulo, Brazil– 1989 with the thesis: Manga, the power of Japanese Comics

Academic Performance

1972 – 1984 – Professor at School of Communication and Arts of the University of São Paulo. In 1972 started the first regular academic course on Comic Strips in Brazil.

1984- 1987 - Invited professor at Osaka University of Foreign Studies – Portuguese Department  (Osaka Gaidai)

1989 – 1990 -Tokyo University of Foreign Studies – Portuguese Department (Tokyo Gaidai)

1990 - Tsukuba University – Area Studies

1991-1992 – Director of Interchange Program at Tekyo University (advanced Campus) in Maastricht, Holland in collaboration with the Centre of European Studies

1993-1996 – Professor at the Royal University of Utrecht (Portuguese Department)

1998-1999-    University of Poitiers, France

2000 -2005 – Professor and Head of Department of Master Course in Communication of the Catholic University of  Santos, Brazil

2005 until now -  Member of academic group reserch on Communication and Vsual Midia. Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero - approved by CNPq  -  National Council for Scientific and Technological Development.

Publications

 Books

O que é História em Quadrinhos (What is Comic Strips) 1984

Histórias em Quadrinhos – Leitura Crítica (Comic Strips – a critical approach)

Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses  (Manga, the power of Japanese Comics)

Cultura pop japonesa – mangá e animê (Japanese Pop Culture – Manga and anime)

Hundreds of articles in newspapers, maganizes and academic  books in Brazil and abroad.

Sonia M.B.Luyten was the pioneer of academic studies on Manga and Japaneses Pop  Culture in Brazil and in the world publishing in 1976 a special issue in the  magazine Quadreca at the School of Commnication and Arts of The University of São Paulo about manga.

Prizes

 1988 - Prize HQMIX  - Best reseach
1990 - Prize Romano Calise, Lucca, Italy (best academic thesis)
1991 – Prize HQMIX - Best book of the year (Manga, the power of Japanese Comics)
1999 – Prize HQ MIX -  Best 
2000 – Prize Mangacom  (Best contribution on Manga research)
2006 – Prize Angelo Agostini (Master of Brazilian Comics)
2006 -  Prize Catedra UNESCO
2008 - Prize Honor of Japanese Government (Best contribution on Japanese Pop Culture)










.